25 de fevereiro de 2010

Nestlé lança bebida Alpino que não tem Alpino

A Nestlé acabou de lançar uma linha de bebidas lácteas usando algumas de suas marcas mais importantes: Alpino, Neston e Nescau.
Legal, né? No site da empresa está escrito "Alpino para beber? Isso mesmo."
Mas..... como bem notaram os colegas do blog Coma com os olhos, a embalagem do produto traz uma expressão importante nas entrelinhas: "Este produto não contém chocolate Alpino"...
Como assim????? Um "Alpino pra beber" que não tem Alpino????
Isso me lembra a história do creme de queijo “tipo requeijão” que prejudicou muito esse mercado algum tempo atrás...
Satisfazer o consumidor é a missão de Marketing. Isso inclui não tentar enganá-lo descaradamente.

23 de fevereiro de 2010

Faça xixi antes de embarcar e salve o planeta

Aqui vai um caso bem curioso: a All Nippon Airways, maior companhia aérea do Japão, fez uma campanha pedindo aos seus passageiros para fazerem as suas "necessidades" antes de entrar no avião!
Porque? pra salvar o planeta, oras!
Como? A empresa fez as contas: um boeing 777 comporta 247 passageiros -> a bexiga de uma pessoa carrega, em média, 1 litro de xixi -> logo, se todos os passageiros derem uma passadinha no banheiro antes de embarcar, haveria uma redução de até 247 quilos no peso do avião, o que economizaria combustível e reduziria a emissão de gases poluentes.
A meta da empresa era reduzir a emissão de gases em 4.2 toneladas por mês, mas eles nunca divulgaram se bateram a meta (leia mais aqui e aqui)... Bizarro!!
Será que essa era a melhor maneira que a Nippon teria pra fazer uma campanha de preservação do meio ambiente?????

18 de fevereiro de 2010

Mc Italy que não é italiano

O Mc Donald's acaba de lançar uma novidade pra impulsionar suas vendas na Europa: o Mc Italy! O que vem no sanduíche? Oras... é óbvio: alcachofra, queijo asiago e hamburguer. Ué... onde estão os ingredientes mais tradicionais no país? Hm... no pão ciabatta... quem disse que precisa de algo mais?
O ministro da agricultura da Itália está fazendo propaganda pessoalmente nas lanchonetes (!) dizendo que essa é uma culinária italiana mais moderna. Mas os críticos, cozinheiros e nacionalistas estão descendo o sarrafo na novidade (veja vídeo da BBC aqui).
Ainda bem que a rede fez o seu dever de casa: o sabor do hamburguer agradou o paladar dos italianos e, por isso, está vendendo bem (mais de 100.000 unidades por dia).
Mas brincar com os sentimentos de patriotismo das pessoas em um país tão tradicional foi um movimento muuuuuuuuuito arriscado da lanchonete, que já conta com uma imagem extremamente americanizada no mundo.
Vamos acompanhar o fim desta história de perto.


O Mc Donalds talvez seja a empresa mais citada aqui nesse blog. Mas isso não significa que sejam os únicos e nem os que mais erram... talvez eles sejam só os que mais investem, os que mais arriscam ou os que mais aparecem. Em tempo, preciso tirar o chapéu para os bonecos do Chaves que eles colocaram no Mc Lanche Feliz desta vez. Virou febre!

10 de fevereiro de 2010

Agência explora traição no Carnaval brasileiro

Não sei dizer se isso é um erro ou não, mas fiquei surpreso de ter visto esta propaganda de uma agência de viagens nos EUA que incentiva seus clientes a virem pro Carnaval brasileiro fazer "besteira".
"O que você faz em suas viagens não é da nossa conta..." Isso lá é diferencial pra você escolher fazer uma viagem com essa agência e não com outra?
Mas acho que o principal erro é do Brasil... essa é a imagem que o nosso Carnaval tem no exterior?

8 de fevereiro de 2010

Fritex e sua crise de identidade

Uma famosa marca de salgadinhos, ciente da crescente preocupação dos consumidores com a sua saúde e boa forma, decidiu lançar uma linha de snacks assados - vistos como mais saudáveis que os salgadinhos fritos.
Até aqui tudo bem, não fosse o fato de que essa marca é a Fritex, sinônimo de fritura!!! Fritex Assado????

Pra priorar a situação, na época do lançamento eles decidiram mudar o site e classificar os produtos Fritex em categorias: Jovem, Culinário, Infantil, Aperitivo e Saudável (onde estava o Assado)... mas, como reparou bem o pessoal de um blog: se apenas o Assado é saudável, o resto dos produtos não é?
O tempo passou, a marca Fritex mudou de dono e alguém reparou esse erro. Algum tempo depois a marca foi integrada à linha da Visconti e hoje praticamente deixou de existir:

3 de fevereiro de 2010

Fazer flash mob só porque está na moda?

É impressionante ver como em planos de marketing também existe moda. Houve uma época em que todas as marcas resolveram completar 50 anos no Brasil. Depois todo mundo quis fazer vídeo viral. De repente todo mundo começou a falar da preservação do meio ambiente. E agora a moda é... flash mob - aqueles encontros organizados em redes sociais.
Atualmente, de cada 10 briefings que passamos pras agências BTL (ou até ATL), pelo menos 8 trazem na apresentação bons exemplos de flash mob pra encantar o cliente e propor algo do "mesmo nível" só que... pra sua marca! Eles "esquecem" de mencionar que só 1 em cada muuuuuuitos encontros conseguem ter o efeito desta meia dúzia que deu certo. Mas, como não custa nada tentar apresentar a idéia e tem muito marketeiro por aí que adora aprovar um planinho que está na moda, alguns projetos saem do papel. Aí, pra agradar o presidente, querem fazer algo lotado de marca ou produto, e o plano "viral" acaba "virando" algo chato pra caramba.
Vou deixar aqui um vídeo das Havaianas pra discussão: será que quiseram fazer só porque está na moda ou realmente acreditavam que esse vídeo faria um sucesso estrondoso?