30 de março de 2010

3o mundo é tudo igual

Multinacionais em geral adoram falar que "pensam globalmente e agem localmente". Na prática, algumas poucas intepretam isso ao pé da letra e outras muitas interpretam isso como "vamos reaplicar a mesma campanha no mundo inteiro pra economizar". Nada contra economias (muito pelo contrário), mas quem se propõe a usar uma propaganda em muitos países tem que pensar nisso desde o início...
Vejam o caso dos repelentes Off! abaixo... Criar uma campanha "para ser global" ou regional é muito diferente de importar uma propaganda da Tailândia (ou sei lá da onde é esse filme) pro Brasil... Reparem também na beleza do lips sync (aprenderam com a Colgate? rsr).

Será que pra multinacional 3o mundo é tudo igual?

 

Em tempo: A "economia" da marca não se restringiu só ao comercial. O site da linha de repelentes Off! da CerasJohnson é todinho feito com imagens de gringos. Tem foto de uma família americana na churrasqueira, a mesma mãe "tailandesa" do comercial com a filha, etc.

29 de março de 2010

Conflito entre revistas da Editora Abril

Outro dia estava no supermercado e, enquanto esperava a fila do caixa, reparei que 2 revistas davam notícias contraditórias na capa:
- A revista "Minha novela" dizia com letras em caixa alta: "JORGE MORRE"
- A revista "tititi" noticiava: "Jorge reencontra o amor nos braços de Aryane"
Fui me informar e fiquei sabendo que o Jorge é o personagem principal da novela das 8 (que na verdade começa às 9), Viver a Vida. Também me contaram que é normal ter muita especulação sobre o que acontece com os personagens das novelas mais assistidas...
Esse mundo de fofocas de novela é novo pra mim, mas confesso que me surpreendi muito quando descobri que as duas revistas que mencionei acima são da mesma editora (Abril) e têm os seus conteúdos hospedados no mesmo site (!). As chamadas abaixo estão no ar agora mesmo.
E aí, editora Abril, devo acreditar na "melhor revista de novelas do Brasil" ou na revista que coloca "o mundo da TV nas minhas mãos"? Uma das duas, pelo menos, vai perder credibilidade em breve.


25 de março de 2010

Ronaldinho Gaúcho vende Trident!

Depois dessa não duvido de mais nada. Vocês sabiam que o Ronaldinho Gaúcho (e seus dentes maravilhosos) já foi garoto propaganda de Trident?
Foi na época em que ele vendia de tudo... e a Adams entrou na onda de contratar quem estava na moda.
E olha que "bonito" que ficou o comercial abaixo.... Dá uma vontade louca de comprar Trident pra ficar com esses dentes "fortes", não dá?

 

23 de março de 2010

Esqueceram do patrocinador no BBB

As provas patrocinadas no BBB estão um verdadeiro fiasco. A moto Honda não ligava por nada, o detergente Minuano ardia nos olhos dos participantes e o pára brisa do Fiat Linea quase não aguentou a "chuva"...
Mas domingo passado (dia 21/Março) um merchandising mereceu uma singela homenagem do nosso blog: a marca de tênis que patrocinou a prova do líder neste domingo simplesmente nem foi mencionada.
Que beleza... e pensar que alguns desses patrocínios custam 7 dígitos (!!).

19 de março de 2010

Samsung é... mais Brasil (??)

A propaganda é bonita, mostra atributos interessantes do produto mas uma coisa me incomoda: porque uma marca coreana com slogan em inglês seria "mais Brasil"? Só porque contratou o Robinho como garoto propaganda?

Será então que a Armani é "mais Brasil" só porque contratou o Kaká?
E será que o Guaraná Antarctica poderá dizer que é "mais Agrentina" se contratar o Maradona por lá?

18 de março de 2010

Celular Vivo substitui presença do pai?

Vamos a mais um caso polêmico. Estava relutante em colocar esse vídeo aqui, mas depois de receber algumas críticas duras a essa propaganda da Vivo, não resisti.
No filme, o pai explica pra filha que está se separando, mas que vai estar sempre por perto através do telefone. No fim das contas, o celular Vivo possibilita que o pai esteja "presente" em alguns momentos especiais da filha, mesmo que à distância.
Honestamente achei o filme extremamente bem produzido. Parabéns ao diretor! Através da atuação que tirou da menininha, ele conseguiu gerar muitas emoções positivas mesmo em um tema difícil como esse.
Mas... o fato é que a verdade às vezes dói... e gera reações.
Muita gente adorou a propaganda, mas muita gente achou ridículo o fato de a Vivo estar querendo dizer que um celular pode substituir a presença de um pai.... alguns extremistas até acharam que a empresa expôs demais o assunto e incentivou a separação (discordo desse ponto, mas opinião é opinião). Veja algumas dessas opiniões aqui. Pelo que percebi as pessoas que mais se incomodaram foram justamente aquelas que não queriam que suas crianças fossem expostas ao tema de separação como algo normal, por mais que seja.
Mais uma prova de que é impossível agradar a todos. Fica uma dúvida no ar pra nossa reflexão: será que é melhor fazer uma propaganda mais polêmica que agrada muito a uma parte da população ou uma mais "suave" que agrade menos mas a todos?

16 de março de 2010

Slogans felizes estão na moda

Um tempo atrás os marketeiros se ligaram que a melhor (e talvez a única) maneira de conseguir conquistar a lealdade dos consumidores é através do emocional. Depois de uma onda de livros sobre o assunto, veio uma verdadeira avalanche de propagandas, logos e slogans que usavam e abusavam de apelos sentimentais. Tempos atrás a moda era colocar um "coração" no logo. O que teve de empresa redesenhando sua identidade visual nesse sentido, foi brincadeira...

Mas parece que a onda mudou... a moda agora é.. ser feliz! E dá-lhe felicidade em tudo que é marca... você pode ser feliz no supermercado, comendo esfiha, comprando móveis, assistindo TV, falando ao telefone, etc. Qual será o próximo sentimento da moda?


Em tempo: já adianto ao críticos de plantão: NÃO, EU NÃO ACHO ERRADO usar emoções em propagandas E EU NÃO ACHO QUE ESSAS MARCAS FALHARAM. Mas SIM, EU ACHO ARRISCADO querer falar de uma coisa só porque todo mundo está falando. Isso porque 1) você não será proprietário de nada e não terá um diferencial e 2) a moda passa...
Portanto se você está pensando em fazer um slogan sobre felicidade só porque está empolgado com o que está vendo no mercado, recomendo que gaste um pouco mais de neurônios e tente pensar em algo diferente!

11 de março de 2010

Dominos assume que sua pizza é péssima

Fiquei surpreso quando soube desse caso. O presidente da Domino's Pizza reconheceu em público que os consumidores acham sua pizza péssima. Alguns acham que tem gosto de papelão (?!), outros nem acham que é pizza de verdade (!!), etc.
Em uma tentativa de dar uma grande virada nos resultados, a diretoria anunciou uma reformulação completa em seu cardápio, com mudanças drásticas de sabor (veja o vídeo abaixo e o site da empresa).
Uau! Esse é um dos planos de marketing mais radicais e arriscados que já vi! O que vai acontecer com os milhares de consumidores atuais que gostam da pizza??
Talvez a atitude tomada pela rede tenha sido acertada, pois existem situações onde paliativos não resolvem.... é necessário fazer um "tratamento de choque". Não sei qual será o resultado, mas, pelo jeito, tudo isso está acontecendo pra tentar corrigir um grande erro feito no passado: o de piorar o produto. Vamos aprender com mais essa.

8 de março de 2010

Produtos Bizarros

Pesquisando na internet achei vários produtos bizarros sendo oferecidos por aí. Alguns nos parecem exóticos por uma pura diferença cultural (talvez nem sejam erros em seus países de origem)... mas conferir a lista abaixo é, no mínimo, curioso:





- Uma boneca (peluda) para depilar













- Cerveja sem álcool para cachorros





- Termômetro retal musical do Bob Esponja






- Restaurante temático de "Banheiro"









- Promoção em funerária pra clientes do Sam's Club








- Hamburger em forma de Mickey





- Sorvete sabor nicotina







- Leite materno em caixinha











Duvidou que esses produtos existem? Visite o site da onde tirei tudo isso.
E você, consegue mais algum prodto bizarro???

Em tempo, veja mais erros de marketing no nosso twitter!

4 de março de 2010

Fiat critica esposas em propaganda da Doblô

Desta vez serei breve, pois o caso é mais do que óbvio: como já citei por aqui, 70% das decisões de compras de carros são feitas pelas mulheres.
Nesse contexto, o que você acha de a Fiat lançar uma campanha pra Doblô que critica as esposas??????

1 de março de 2010

Religião e Marketing de alimentos

Chocolate do padre, Geléia dos monges, Aveia Quaker, Panetone e Biscoito Santa Edwiges.
Só por curiosidade, quem inventou que religiosos são bons cozinheiros???