26 de maio de 2010

O risoto na propaganda da Peugeot

A Peugeot lançou uma campanha pra divulgar uma nova pickup. Essa é uma difícil missão pra agência, já que o segmento "cross"/aventureiro já foi tão divulgado ultimamente que até cansou. Mesmo assim, eles conseguiram criar uma peça publicitária cinematográfica. Parabéns ao pessoal da produção!!
Em compensação... alguém pode me explicar que fim foi esse que colocaram no roteiro? "O meu risoto você tem que experimentar"??!! Eles quiseram dizer que quem não aproveita a vida fica em casa cozinhando (quer dizer que os chefs não têm vida)? Ou o quê?? Isso era pra ser o auge do filme??

24 de maio de 2010

Renault exagera na propaganda do Logan

Muita gente escreveu pro Twitter do Erros de Marketing sobre esse caso.
A Renault coloca uma família mais gordinha pra mostrar o carro mais apertado, mas coloca uma família mais magrinha pra mostrar como seu carro é espaçoso. Aí forçou, né??? Porque não colocou a mesma família???

20 de maio de 2010

Bing não faz cócegas no Google

Tinha quem achasse que o Google seria ameaçado pelo Bing, da Microsoft.
Eles lançaram fazendo um belo barulho, colocaram como busca automática em seus sitemas, etc.
O fato é que até agora o Bing não passou de 3,6% das buscas mundiais... está atrás até da busca do Yahoo, enquanto o Google continua dominando este "mercado":



19 de maio de 2010

Miojo mostra mulheres pilotando fogão

Em pleno Dia das Mães de 2010 a Nissin Miojo teve a ousadia de colocar no ar uma propaganda mostrando... mulheres pilotando um fogão. Recebi muitas críticas de mulehres que se sentiram ofendidas pelo twitter do Erros de Marketing.
É mole??!!

17 de maio de 2010

Camisa do Corinthians vale aula de Marketing

O patrocínio é uma das ferramenta de Marketing mais conhecidas. Em teoria, as marcas que decidem dedicar uma grande verba para aparecer em algum "acontecimento" têm dois ganhos: o da EXPOSIÇÃO (que contribui para a lembrança da marca) e o da ASSOCIAÇÃO com o conteúdo que está envolvido no patrocínio (o que ajuda a construir equity).
Alguns patrocínios custam milhões de reais e implicam em decisões estratégicas dento do plano de marketing de grandes empresas. Já escrevi nesse blog sobre a TIM ter contratado o Blue Man Group, por exemplo.
Também já escrevi sobre a recente decisão do Corinthians de aceitar um número bem maior de patrocinadores em sua camisa para arrecadar mais recursos, o que impactaria o nível de retorno que qualquer marca teria sobre o benefício da exposição, mencionada acima.
Mais de um ano se passou e a camisa do timão continua parecendo um uniforme de F1. A Batavo decidiu trocar o Corinthians pelo Flamengo mas o time de Ronaldo conseguiu negociar um contrato maior com a Hypermarcas, uma empresa que se auto-denomina a "Procter & Gamble brasileira" e que anuncia praticamente uma aquisição por semana formando um portoflio de mais de 300 marcas que vão de laxante a adoçante.
Honestamente acho que o caso da camisa do Corinthians vale por uma aula de Marketing. Vamos olhar o caso de cada marca que está estampada ali atualmente:
1) NEO QUÍMICA: uma marca de medicamentos genéricos. Antes de analisar se essa marca deveria estar aí, vamos dar um passo atrás: qual é o modelo de negócio de uma empresa de genéricos? Trata-se de uma empresa farmacêutica que consegue praticar preços aproximadamente 35% mais baixos que os medicamentos de referência porque não têm gastos com pesquisa/desenvolvimento e propaganda, afinal é um "genérico". Mas a competição e a ambição neste mercado aumentou e nasceu esta anomalia: marcas de produtos genéricos que querem se diferenciar. Já que a concorrência investe pesado nos médicos e nos balconistas de farmácias, a Hypermarcas decidiu dar a essa marca o melhor espaço no uniforme. É assim que eles vão querer ganhar da recomendação dos farmacêuticos?
2) BOZZANO: Quando a Hypermarcas comprou esta marca, já tinha em mente o plano de entrar no mercado de lâminas de barbear, dominado pela Gillette. Pra provocar a marca líder, que é curiosamente comercializada pela "Procter & Gamble americana" e tem contrato mundial com o jogador Kaká, eles contrataram o Ronaldo e colocaram a marca nas mangas do Timão. Como resposta, a Gillette fechou um patrocínio bem maior com a seleção brasileira pra Copa do Mundo. E Ronaldo não foi convocado.
3) ASSIM: A marca irmã da Assolan foi "estrategicamente" posicionada na clavícula dos jogadores. Além de ter uma leitura prejudicada, sofre de um problema grave: dispersão (apesar de muitas mulheres gostarem de futebol e muitos homens ajudarem na casa, o fato é que a grande maioria dos expectadores de futebol ainda é formada por homens e a maioria das decisões de compra de sabão em pó é feita pelas mulheres).
4) AVANÇO: O desodorante que foi construído em cima do chavão "Com Avanço, elas avançam" agora está posicionado nas axilas do time do Corinthians. Esta posição garante que a marca apareça quase que somente no momento do gol, o que é até interessante. Mas... será que você gostaria de ter o "cheirinho" de jogador suado? O produto entrega toda essa "proteção"?
5) BANCO PAN AMERICANO: A única marca que não é da Hypermarcas está posicionada na borda da camisa. Por regra, esta parte do uniforme tem que estar colocada, obrigatoriamente, pra dentro do calção. Na prática, sabemos que a exposição vai acontecer. Ok, vou então investir neste banco... afinal, todos os bancos que já estiveram na camisa do timão são confiáveis. Ops... o último banco que patrocinou o Corinthians (Excel Econômico) quebrou.

Por fim, vale lembrar que o Corinthians, no ano do seu centenário, ainda não conquistou nenhum título expressivo, ao contrário das expectativas.
Pois é... boa sorte aos patrocinadores.