27 de setembro de 2011

Produto Piada Pronta: ambulâncias AMEM

Vamos pensar na seguinte situação: você está andando na rua e de repente é atropelado. Sofreu um acidente grave, está muito mal e correndo risco de vida. Aí chamam uma ambulância pra te levar ao hospital e chega um veículo escrito bem grande: "AMEM":
Pô... é de matar, hein? "Amém" é coisa pra camburão de funerária e não pra ambulância. Mas é esse mesmo o nome dessa empresa, especializada em serviços de remoção e emergências médicas.
Tô fora!

19 de setembro de 2011

Machado de Assis virou branco na propaganda da Caixa

A Caixa Econômica Federal lançou recentemente uma campanha que ressalta o seu valor histórico. A propaganda mais recente da série mostra que o maior nome da literatura brasileira e fundador da Academia Brasileira de Letras, Machado de Assis, também tinha conta no banco:

Para um banco, destacar a tradição e o seu valor histórico pode ser uma grande sacada e construir imagem de solidez e confiança. Tudo a ver, não?
Mas... um detalhe na execução gerou um belo debate: é um consenso que Machado de Assis era filho de um mulato com uma açoriana/portuguesa. Isso significa que muito provavelmente ele não era tão branquinho assim como apareceu na propaganda. E, enfim, o banco estatal está sendo acusado de racismo!
Achou que esse é um detalhe pequeno e que as pessoas não devem ter se importado? Dá uma olhadinha na longa lista de comentários raivosos que foram postados na página do youtube ou no blog da Veja.
Sinistro!

16 de setembro de 2011

Sabonete líquido Lux a um passo de virar Polishop

E está no ar a nova propagada do sabonete líquido Lux, estrelado por Paola Oliveira:

E aí, o que acharam?
Bom, minha função é criticar, então vamos lá. Olhe que sequência magnífica foi usada nesse filme:
0:01'- no primeiro segundo, Paola está na "lage" do seu palácio. Cena totalmente dispensável, pois não faz sentido na história e não ajuda a exmplicar nada.
0:02' - de repente, Paola já está em um corredor de luxo, tirando a roupa pelo caminho pra ir ao banho
0:05' - em uma cena super natural, Paola Olivera, pelada, joga seu sabonete líquido preferido para o alto
0:07' - com apenas 2 gotas do sabonete líquido, a esponja vira praticamente um algodão doce de tanta espuma
0:10' - a melhor parte: Paola Olivera toma banho sensualmente com a água caindo sobre o seu corpo, mas.... seu cabelo continua sequinho e intacto! uau!
Depois a Paola faz um charme com o chapéu de um "cavalheiro" e termina com a assinatura mágica:
"Surpreenda-se. Apenas algumas gotas rendem até 50 banhos". Fiquei na dúvida: se você precisa de pelo menos 2 gotas pra cada banho, eu precisaria de mais de 100 gotas pra 50 banhos... "100" gotas pode ser descrito como "algumas" gotas??? Ou será que eu devo reutilizar a esponja com sabonete?
Não, encontrei a explicação no site... eles consideram que você deve usar 5 ml em cada banho pra que sua embalagem de 250ml renda tantas chuveiradas. Então, na verdade, "algumas gotas" equivale ao pote inteiro do sabonete.
Ok, ok... Lux quer criar uma marca aspiracional, mostrando um mundo ilusório de luxo e sensualidade. Mas cuidado com os exageros aí, rapaziada.... daqui a pouco vira Polishop!

12 de setembro de 2011

Compre Pepsi e ganhe Coca-Cola

O slogan "pode ser Pepsi" já rendeu vários e-mails enviados ao nosso blog. Tem quem goste (por achar uma forma criativa da empresa se colocar como uma alternativa) e tem quem odeie (por achar que a empresa se rebaixou e assumiu que não é a preferida).
Mas esse fim de semana a empresa se superou. Decidiu fazer uma promoção "relâmpago", onde os clientes ganhariam uma outra Pepsi na compra de qualquer embalagem. O famoso "leve 2 pague 1" foi apresentado em um comercial especial (veja abaixo) e era pra ser uma demostração real de que "comprar Pepsi pode ser melhor do que você imagina":


O que aconteceu? Na hora do almoço do dia do lançamento da promoção os estoques ja tinham acabado em vários estabelecimentos credenciados e.... choveu reclamação.
Teve gente detonando a empresa na internet, teve manifesto em frente a mercados e teve até loja do Pão de Açúcar dando Coca-Cola no lugar de Pepsi (!).
Sim, eu sei que no comercial tinha uma legenda que dizia que a promoção era válida até o término dos estoques.... mas pra ter chegado nessa proporção realmente a empresa subestimou muito a sua força, não?
Atenção pessoal da Pepsi, promoção às vezes pode ser sucesso viu? Mas tem que se preparar pra isso.